Como dar entrada no recurso INSS: passo a passo

Por haver milhares de solicitações junto ao INSS todos os dias, é possível que alguma informação seja contabilizada de forma errada no sistema. Para resolver a situação, é possível dar entrada no recurso INSS passo a passo, seja de forma individual ou através de um advogado previdenciário.

Recurso INSS passo a passo: informações importantes

O recurso INSS passo a passo ou recurso administrativo, é um meio de contestação feito entre o cidadão e a previdência, com o fim de retificar algum erro, dados inconsistentes no sistema ou até mesmo acrescentar uma informação importante sobre o tempo de contribuição do indivíduo.

Qualquer contribuinte brasileiro pode entrar com o recurso do INSS para que os seus dados sejam conferidos, caso haja alguma diferença ou contestação de resultado. Cerca de 50% dos pedidos de revisão de benefícios são aprovados, ou seja, os cidadãos conseguem ter o recurso mensal de volta.

Quando entrar com um recurso INSS passo a passo

O segurado pode escolher se deseja entrar com o recurso INSS formulário pela internet, ou de maneira presencial na agência da previdência.

No recurso INSS consulta, é possível preencher um formulário físico e acompanhar a revisão da decisão do benefício pela internet. Veja abaixo como preencher corretamente o relatório:

1-No campo referente à palavra segurado, deve-se escrever o nome completo do contribuinte;

2-No campo onde está escrito a palavra recorrente, deve-se escrever novamente o nome completo do contribuinte;

3-No campo onde está escrito endereço para correspondência, deve-se escrever o endereço atualizado e completo do cidadão;

4-No campo onde está escrito motivo do recurso, pode-se marcar a opção referente ao assunto do recurso do INSS. Em seguida, deve-se colocar o número do benefício no espaço ao lado;

5-No campo onde está escrito razões do recurso, pode-se escrever o que o cidadão espera do recurso;

Pronto! O seu formulário está preenchido e pronto para ser enviado ao INSS. Para isso, o cidadão pode ligar no 135 da previdência ou acessar o site na internet e retirar o protocolo da solicitação, informando o dia e o horário que se deve comparecer ao INSS.

Vimos como preencher manualmente o relatório do recurso do INSS. Agora, vamos aprender a preencher o recurso INSS formulário pela internet, veja como é muito simples:

1-Acessar o site: https://meu.inss.gov.br e realizar um cadastro rápido, inserindo os dados pessoais, senha e login (caso já tenha cadastro, pular para o recurso INSS passo a passo 2).

2-Depois de ter feito o login, deve-se acessar a aba agendamentos/requerimentos e em seguida, clicar na aba recurso. Na tela, aparecerá a opção atendimento à distância, e é onde se deve clicar.

3-Agora sim, preencha as mesmas informações relacionadas ao motivo do recurso e as informações inseridas no formulário físico.

Pronto! Agora é só acompanhar a solicitação pela internet no site do Meu INSS a fim de saber como anda o processo de recurso INSS passo a passo.

Os direitos do cidadão devem ser preservados em todas as fases da vida. E erros de preenchimento ou contabilização dos dados podem ser inseridos por engano no cadastro, razão pela qual deve-se retificá-lo.

Leia mais em nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *