Transformador elétrico tudo o que você precisa saber

Em um belo dia você se pega andando pela rua do seu bairro, quando olha para o poste e vê uma espécie de caixa metálica bem grande.

Sem saber o que é você deduz, aquilo é o que faz a energia chegar na minha casa.

Pois é aquilo é um transformador elétrico sem isso a energia distribuída pelas usinas de energia chegaria a sua residência com uma tensão muito alta. Essa tensão é tão alta que danificaria todos seus eletrodomésticos de sua casa.

Por exemplo, ele pega a energia que chega da distribuidora com alta tensão e rebaixa a um nível mais baixo. O transformador elétrico rebaixa a um nível de tensão mais seguro que não danifica seus eletrodomésticos.

Esse nível baixo de tensão é o que chamamos tensão de 110V e 220V que são utilizadas em casa. As tomadas hoje são feitas em relação a essas tensões.

O que é um transformador elétrico?

Grande parte dos transformadores elétricos são identificados geralmente em postes de luz. Além dos que existem em postes de luz o que realmente é um transformador elétrico?

Um transformador elétrico se baseia em um equipamento que transfere a energia de um circuito elétrico para outro. Em outras palavras ele pega e energia que está contida em um circuito e leva até o outro por indução de tensão. Assim é possível alterar a tensão, entretanto só funciona em corrente alternada com campos magnéticos variáveis.

Assim que o transformador recebe a corrente alternada ele cria um campo magnético induzindo a tensão. Um transformador elétrico é composto por um enrolamento primário e secundário e um núcleo.

Os quais são geralmente feitos de cobre com uma fina camada de verniz sintético. O núcleo é feito de elemento ferromagnético muitas vezes de silício, sua função é transferir a energia do enrolamento primário para o secundário.

Leia também:  Precisamos falar sobre ’50 tons de cinza’ (e sexo)

Como funciona?

O transformador elétrico funciona com base na indução eletromagnética ou seja  ele cria um campo eletromagnético variável por isso é necessário que a rede ou o circuito elétrico possua corrente alternada variável.

Dado a corrente alternada variável é possível criar o fenômeno do campo eletromagnético assim dando suma importância a corrente alternada. A partir daí o fenômeno de indução eletromagnética acontece produzindo tensão.

Dessa maneira o transformador faz a magia acontecer alterando as tensões geradas pela indução criada pelos enrolamentos e o núcleo. O material usado na fabricação do núcleo geralmente é feito de finas placas de silício.

As placas de silício de um núcleo do transformador elétrico são montadas de uma forma que facilita o fluxo magnético.

Em conclusão tudo em um transformador é propício para favorecer o fenômeno da indução de tensão. Ao obter a tensão você usa o transformador para controlá-la.

Aplicações comuns

Um transformador elétrico tem diversas aplicações, desde as grandes distribuições de energia a um simples circuito de laboratório. Podemos encontrar transformadores até mesmo em nosso dia a dia.

Por exemplo, quando você aciona um serralheiro para construir um portão de ferro para sua casa. Ao realizar a solda é necessário que dentro de sua máquina contenha um transformador que recebe energia da distribuidora com alta tensão e estabiliza a tensão para ter uma boa solda.

Uma aplicação forte citada é a distribuição de energia feita por uma empresa de energia. A empresa de energia necessita fortemente dos transformadores, pois sem eles não teria como distribuir toda energia.

Sem os transformadores receberíamos em nossas casas tensões muito altas, assim não adiantaria de nada ter energia e não poder usá-la.

Leia também:  Descupinização sp - Como matar cupim

O uso dos transformadores trás segurança para nossos eletrodomésticos pois com eles temos a tensão certa para cada um deles.

Deixe um comentário